Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 29/08/2023

A Câmara Municipal de Cabo Frio poderá adotar Plano de Gestão Sustentável. É o que dispõe o Projeto de Resolução 0006/2023, de autoria do presidente da Casa Legislativa, o vereador Miguel Alencar (União). O documento foi colocado em pauta na sessão ordinária desta terça-feira (29).

Dentre as metas a serem adotadas estão a redução da utilização de papel e impressão nas atividades rotineiras; a utilização de papel reciclado ou reutilizável sempre que possível; a adoção de coleta e destinação de resíduos produzidos; a separação de pilhas, baterias e resíduos eletroeletrônicos; a implantação de plano de eficiência energética; o uso racional de água, energia elétrica e de bens duráveis; a redução do consumo de plástico e outros materiais que não se decompõem naturalmente; e promoção de práticas saudáveis e promoção da qualidade de vida.

O objetivo é sensibilizar Vereadores e Servidores para a redução de padrões de consumo, a reutilização de materiais e a separação de resíduos sólidos, estimulando ações de preservação do meio ambiente e promovendo a responsabilidade socioambiental. O Projeto de Resolução foi encaminhado para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Vereador solicita unidade de saúde para o bairro São Francisco

Por meio da Indicação 581/2023, o vereador Átila Motta (AVANTE) solicita a criação da unidade de Estratégia Saúde da Família no Bairro São Francisco. O assunto foi debatido na sessão desta terça-feira (29).

De acordo com o parlamentar, a Indicação surgiu após a reivindicação dos moradores.

“A ausência de uma unidade do ESF no Bairro São Francisco vem gerado diversas reclamações pelos moradores, tendo em vista que, em razão da falta dessa unidade, a população que reside na área necessita se deslocar a outros bairros em busca de atendimento ambulatorial. A unidade é essencial para oferecer atendimento de saúde adequado próximo ao local que residem”, justificou.

A Indicação foi aprovada e será encaminhada ao Executivo.

Câmara homenageia Coral Cantavento

A Câmara Municipal de Cabo Frio agraciou na sessão desta terça-feira (29) com diploma de Moção de Aplausos o Coral Cantavento pelos relevantes serviços prestados à cultura cabo-friense. O Requerimento que concede homenagem é de autoria do vereador Davi Souza (PDT). No plenário da Casa Legislativa, o coral entoou o Hino de Cabo Frio e um samba composto por Jorge Ben Jor.

Fundado em abril de 1975, o Cantavento foi pioneiro na Região dos Lagos, sempre sob a regência do Maestro Ruy Capdeville. Desde janeiro de 2023, está sob a regência do Maestro Ricardo Aigner. Faz apresentações em diversas cidades do Brasil e da América Latina desde 1984.  Participou de 22 Encontros Nacionais e 12 Encontros Internacionais de corais, com apresentações nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Viçosa, Mariana, Ouro Preto, Ipatinga, Governador Valadares, São Paulo, São Bento do Sul, Curitiba, Londrina, Flores da Cunha, Getúlio Vargas, Erechim, Maceió, Arapiraca e Brasília-DF. Entre as cidades estrangeiras estão Punta del Este, Colonia del Sacramento, Montevidéu e Carmelo, no Uruguai; Posadas, Oberá e Buenos Aires, na Argentina; e Encarnación, no Paraguai.  É Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, conforme a Lei Estadual nº 6.561, de 17 de outubro de 2013.

Câmara em Foco – Notícias da sessão do dia 15/10/2024
Câmara convoca aprovados no Concurso Público
Nota de Pesar
Prefeitura apresenta relatórios de Execução Orçamentária e de Gestão Fiscal nesta sexta-feira (27)